segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Restauração da Verdade



A restauração do Senhor é a restauração das verdades divinas conforme reveladas nas Sagradas Escrituras, a sagrada Palavra de Deus. A meta da restauração do Senhor é restaurar a realidade, a vida, a vitalidade, a força, o poder e o impacto das questões reveladas nas Escrituras. Em sua restauração o Senhor está se movendo pela Sua palavra, pela verdade. Deus está se movendo e Seu mover sempre segue Sua palavra. Onde quer que Sua palavra vá, aí estará o mover do Senhor. Quando a palavra da verdade é alardeada, ele se torna a palavra da salvação. As pessoas são salvas ouvindo a palavra da verdade. Todos podemos testificar que entramos na restauração do Senhor por causa da palavra da verdade, não por sermos atraídos para algum tipo de movimento, arranjo ou atividade. O Senhor está se movendo com a palavra da verdade. Se não houver verdade sendo anunciada, isso é um sinal de que não há mover do Senhor. A verdade é nossa trombeta. Onde quer que a verdade esteja, aí estará o mover do Senhor.

A restauração do Senhor é a restauração da luz da verdade. Por verdade, não queremos dizer mera doutrina ou ensinamento. A palavra grega significa realidade, veracidade, sinceridade. Denota todas as realidades da economia divina como conteúdo da revelação divina, chegada até nós pela Palavra sagrada de Deus, o conteúdo da fé e o relacionamento do homem com Deus e com seu próximo.

A Verdade é o resplendor da luz, a expressão da luz divina. Primeira João 1:5 diz: "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma." A luz é a natureza da expressão de Deus, assim como o Espírito é a natureza da pessoa de Deus. A luz é a fonte da verdade. Essa luz brilha na vida divina para expressar a si mesma na verdade. A verdade não é mera doutrina ou ensinamento. Quando tocamos a verdade, tocamos na luz.

A verdade na restauração do Senhor é a consumação da verdade nos dezenove séculos anteriores. Todos precisamos perceber que não estamos aqui sozinhos, inventando algo por nós mesmos. Estamos nos apoiando nos ombros de todos os servos de Deus que viveram antes de nós. O que estamos ensinando não é algo de nós mesmos, de nossa própria invenção. Por todos os últimos dois mil anos, Deus levantou muitos servos para restaurar muitos itens da verdade. Por fim, o Senhor levantou Sua restauração atual e Seus servos na restauração para se apoiar nos ombros de todos aqueles que viveram antes de nós.

Assim, a verdade foi extraída, condensada e cristalizada para nós. Há uma grande diferença entre a maneira da Bíblia ser usada pela maioria dos cristãos hoje e a maneira de ser usada por nós na restauração do Senhor. A maioria dos crentes usa a Palavra na forma de letra. Na restauração usamos a Palavra na forma de vida, de luz e espírito.

O que vimos na Bíblia é totalmente diferente do cristianismo deformado. Lemos a mesma Bíblia, mas a maioria dos cristãos hoje aborda a Bíblia na forma de conhecimento, ao passo que na restauração abordamos a Bíblia na forma de vida. Quando o Senhor Jesus estava na terra, os judeus, principalmente os fariseus, liam as Escrituras, buscando diligentemente ganhar alguma informação, aprender o significado das profecias. Eles abordavam a Bíblia segundo sua tradição, buscando conhecimento, mas totalmente fora da pessoa viva de Deus. Eles perdiam totalmente Cristo como foco porque estavam cegados pela sua tradição. Assim o Senhor Jesus lhes disse: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que testificam de Mim. Contudo não quereis vir a Mim para terdes vida.

Na restauração do Senhor, quando nos chegamos à Sua sagrada Palavra, chegamo-nos à verdade. A verdade que está sendo abordada pela restauração do Senhor não é mera doutrina ou ensinamento, mas a corporificação de uma pessoa viva, o próprio Cristo. Não devemos jamais manusear ou tocar a verdade fora de Cristo. Fora Dele, a verdade será somente palavras ou conhecimento vazios. Em Sua restauração, o Senhor quer que sejamos restaurados de volta para Ele, uma pessoa viva que é nossa vida. 

Quando Paulo escreveu Segunda Timóteo, deu-lhe a conotação de restauração. Ele escreveu 2 Timóteo para vacinar contra o declínio da igreja. As igrejas naquela época estavam decaindo, num estado de declínio e degradação. Hoje, todo o cristianismo está num estado até pior que declínio e degradação. Paulo escreveu 2 Timóteo para executar uma obra de restauração, para trazer as igrejas degradadas, caídas, decadentes de volta para uma condição normal, de volta para a pura palavra da revelação divina.

Na obra de restauração apresentada em 2 Timóteo, a ênfase está nas verdades divinas. Paulo repetidamente lembra Timóteo para prestar atenção à verdade (vv. 15, 18, 25; 3:7-8;4:4). Ele lhe disse para manejar bem a palavra da verdade (v. 25). A esperança de Paulo era que eles voltassem para o pleno conhecimento da verdade. Hoje, a fim de restaurar as igrejas do estado de degradação, o ponto crucial é a verdade. O Senhor precisa usar Sua verdade para restaurar Seus filhos, Seus crentes de volta a uma condição normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário