terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Qual é o propósito eterno de Deus?

"Desvendando-nos o mistério da Sua vontade segundo o Seu bom prazer, que Ele propusera em Si mesmo" (Efésios 1:9)
O que exatamente Deus quer neste universo? E como Ele alcança isso?
Sem respostas para essas perguntas, a nossa vida cristã pode tornar-se sem rumo. O objetivo da nossa fé pode se tornar geral e embaçado.
Sim, a nossa salvação é definitiva. Ela é tão sólida como uma rocha. Sabemos que estamos salvos. Mas, além da experiência definitiva de salvação, às vezes parece que a direção correta da nossa vida cristã apenas se torna cada vez mais vaga.
Conhecer o propósito eterno de Deus tornou-se tão difícil nos dias de hoje que, por vezes, a única direção que os pastores desesperados pode dar aos seus rebanhos com fome é a promessa distante do céu. Pelo menos isso pode dar algum consolo a vaguear às perguntas dos crentes. A verdade não dita é que ele oferece pouca ajuda no nosso dia-a-dia.
Mas se nós, pela misericórdia de Deus, vermos a sua verdadeira finalidade, seu objetivo real, vamos perceber sua transcendência. É uma meta mais maravilhosa do que qualquer promessa dos céus.
Além disso, este efeito transcendente está se realizando na terra hoje. Quando vemos, a nossa resposta é que nós nos consagramos a Ele para o Seu propósito eterno.
O pouco que eu vi do propósito eterno de Deus deu à minha vida cristã uma nitidez precisa. Ele deu o objetivo para meu crescimento espiritual, e que tem sido o meu combustível para buscar Deus.
Eu quero ver mais, e espero que você também. Que o Senhor remova todos os nossos véus para ver Seu eterno propósito mais e mais.

O objetivo de Deus

"Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, embora sendo muitos, são um só corpo, assim também é o Cristo." (1 Coríntios 12:12)
Então, o que, especificamente, é o propósito eterno de Deus? O que Ele mais quer?
Claro, Ele quer que O adoremos. Claro, Ele quer que O amemos e que levemos outros a conhecê-Lo. Essas são todas grandes coisas. Ainda assim, não é isso o que Deus mais quer.
Poderíamos até dizer que Deus quer que nós O glorifiquemos. Isso seria correto, mas é ainda um pouco vago.
Para ser mais específico, Deus quer uma pessoa. Isso pode soar simplista, mas essa pessoa é diferente de qualquer pessoa que já vi.
Esta pessoa é Cristo. Mas esse Cristo não é o Cristo individual, que andou na terra há 2.000 anos atrás e agora está assentado nos céus. Não, isso não é suficiente.
Este é um Cristo corporativo, um Cristo comum, um Cristo coletivo. É um Cristo que tem muitos membros, e todos os membros são um só corpo. Cada membro deste corpo é uma reprodução exata, uma cópia xerox, da pessoa de Cristo.
Cada um dos membros não vive sua própria vida. Em vez disso, todos eles vivem em uma vida, a vida de Cristo. O resultado é que eles vivem e se movem como um corpo.
Mas o homem caiu e o propósito de Deus foi frustrado.
Em resposta, Deus se tornou homem. O nome desse homem era Jesus. Jesus é o Caminho para Deus, a Verdade sobre Deus e a Vida de Deus. Através de Jesus, o homem foi trazido de volta a Deus. Mas isso foi só o começo.
E sujeitou todas as coisas debaixo dos Seus pés e, para ser a Cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o Seu Corpo, a plenitude Daquele que a tudo enche em todas as coisas. (Efésios 1:22-23)
O objetivo da obra de Deus é o Cristo coletivo. Seu objetivo é Cristo e a igreja.  A igreja é o Corpo de Cristo, a noiva de Cristo.
Penso que muitos crentes entendem este ponto. Mas quando eles falam sobre o processo que Deus usa para conseguir o que quer, há um monte de confusão.

O processo (em duas etapas)

Passo 1: Transformação

E não vos conformeis a esta era, mas transformai-vos pela renovação da mente (Romanos 12:2) 
O primeiro passo deste processo é chamado de transformação. Ela começa quando nós cremos em Cristo. Quando cremos, Cristo não somente nos salva do inferno, mas Ele entra em nós. Este é o início da transformação. Mas o que é transformação?
O que a transformação NÃO é:
  • conhecimento não é a transformação. Aprender sobre Deus e conhecer a Bíblia é bom, mas não é transformação.
  • Bom comportamento não é transformação. Há muitas pessoas boas, mas elas não são transformadas.
  • Trabalhar para Deus ou servir a Deus também não é transformação. Muitas pessoas servem a Deus com muito afinco, mas elas não são transformadas.
O que a transformação É:
  • A transformação é o processo de contemplar e receber a Deus, a ponto de tornar-se saturado com Ele.
Mas sempre que o seu coração se converte ao Senhor, o véu é retirado .... Mas todos nós com o rosto desvendado, contemplando e refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados na mesma imagem. (2 Coríntios 3:16,18 a)
A frase "sendo transformado", indica que este é um processo. Voltando nossos corações ao Senhor, o "véu" em nosso coração é removido e passamos o tempo contemplando o Senhor. Quanto mais tempo passamos contemplando a Deus, mais somos transformados.
Através do qual Ele nos tem dado preciosas e mui grandes promessas para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina. (2 Pedro 1:4 a)
O que realmente acontece quando nós contemplamos o Senhor é que Ele deposita ou dispensa, Sua natureza divina em nós. Tornado-nos participantes da natureza divina.
Eventualmente, podemos contemplar e participar tanto que nos tornamos preenchidos com a natureza divina. Neste ponto, somos um com Deus. Estamos saturados e encharcados com o próprio Deus.
Primeira João 3:2 descreve-o assim: "Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque O veremos como Ele é." Voltar nossos corações veremos o resultado que é nosso ser como Ele é.
Este processo está acontecendo hoje. Hoje, Deus quer trabalhar em nós Seu próprio ser. (Mark H)
Mas isso não é o fim. Há ainda ...

Passo 2: Edificação

Edificarei a minha igreja. (Mateus 16:18)
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce .... no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no espírito. (Efésios 2:21 a, 22)
Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual (1 Pedro 2:5)
O segundo passo é a edificação. Um grupo de cristãos transformados é bom, mas se eles não são edificados em conjunto, não satisfazem a Deus. Deus não quer crentes independentes. O propósito de Deus é edificar esses crentes transformando-os juntos.
A edificação NÃO é:
  • Organização não é uma edificação. Muitas pessoas podem ser organizados de forma eficiente, mas não estão edificadas em conjunto.
  • Concordar com um conjunto de doutrinas não é edificação. Ter uma crença comum é bom, mas isso não é a edificação real.
  • Estar  junto e ter amizades não é uma edificação. O Edifício Real transcende até mesmo a nossa afeição natural para com os outros.
A edificação É:
  • Edificação é Deus colocando um grupo de pessoas transformadas cada vez mais em Si mesmo até que se tornem uma única entidade.
  • Este edifício é composto de muitos membros, mas ele vive e atua como um corpo.
Esta parte é difícil de entender, porque quando pensamos em edifícios, pensamos em algo sem vida. Concreto, vergalhões, torres, vitrais, etc tipo errado de prédio.
O edifício de Deus é um edifício vivo. Ele é edificado de "pedras vivas." É um corpo-edificado.
Eu ainda não vejo isso tão claramente. Mas, para mim, é mais fácil de entender com uma imagem.

A Nova Jerusalém

No início da Bíblia, no Éden, existem pedras preciosas.
E um rio saíram do Éden para regar o jardim, ... bdélio e pedra ônix estão lá.(Gênesis 2:10-12)
No final da Bíblia também há pedras preciosas. Mas as pedras não são as mesmas. Eles estão edificadas em uma cidade, a Nova Jerusalém.
Os fundamentos da muralha da cidade estavam adornados com toda espécie de pedra preciosa. (Apocalipse 21:19 a)
Em certo sentido, a Bíblia pode ser interpretada como um registro de como essas pedras preciosas são edificadas em conjunto em uma cidade. Mas estas pedras não são físicas. Eles são pedras vivas. Eles são você e eu, os crentes transformados.
Se as pedras não são pedras físicas, a cidade  Nova Jerusalém não pode ser uma cidade física. Esta cidade é o resultado de Deus edificar todos os Seus crentes transformados juntos em um só corpo, um edifício.
Isso significa que a Nova Jerusalém não está vindo até nós. Isso significa que estamos nos tornando a Nova Jerusalém.
Esta é a edificação de Deus. É Deus se edificando em nós e nos edificando Nele. Ele é "o Cristo", a Cabeça e o Corpo juntos.
Este é o pensamento central de Deus. Isso é o bom prazer do seu coração. Se você quer glorificar a Deus, este deve ser seu objetivo. Apenas a Nova Jerusalém glorifica a Deus adequadamente. Se você quer adorar a Deus, esta é a verdadeira adoração que agrada.

Como ser transformados e edificados juntos

Como podemos participar hoje? É muito simples.
Volte o seu coração para o Senhor. Pare de trabalhar para Ele. Pare de estudar Ele. Pare até de tentar agradá-Lo. Basta passar tempo com Ele. Aqui está um versículo que um amigo meu contou-me que é tão precioso.
"Deleita-te também no Senhor e Ele concederá os desejos do teu coração" (Salmos 37:4).
Fazer de Deus o seu prazer. Desfrutá-Lo. Quanto mais nos deleitamos nEle, mais vamos desejá-lo.Quanto mais nós O aspiramos, mais Ele vai dar-se a nós. Há uma outra imagem maravilhosa para ilustrar este processo:
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele ... quem de Mim se alimenta por Mim viverá. (João 06:56-57b)
Comer Jesus soa meio errado, certo? Vamos consider a partir deste ângulo: Nós comemos Jesus por desfrutar Dele, deleitando-nos n'Ele. Como nós comemos Dele, o levamos para dentro de nós, e nós nos tornamos aquilo que comemos. Somos transformados na mesma imagem como Ele é.
Em seguida, devemos ser edificados com outros que fazem o mesmo. Encontre-os. Alimente-se de Jesus com eles. Seja edificado com eles.
Foge das paixões da juventude e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. (2 Timóteo 2:22)

Fonte: https://clarkruss.wordpress.com/the-eternal-purpose-of-god/
Tradução não revisada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário