PRECIOSIDADES DO NOVO TESTAMENTO
VERSÃO RESTAURAÇÃO
“Falando uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando com vosso coração ao senhor” Efésios 5:19
Nota
19, 2
Os salmos
são poemas longos, os hinos são poemas mais curtos e os cânticos
espirituais são poemas ainda mais curtos. Os três são necessários para nos
enchermos com o Senhor e para transbordarmos com Ele na nossa vida cristã.
PORÇÕES DO
MINISTÉRIO
Tema: CANTAR
HINOS
Os hinos na
restauração do Senhor foram desenvolvidos observando três requisitos básicos:
- Ter base na verdade
- Ter a forma e estrutura de um poema
- Ter realidade espiritual e sentimento
Primeiro, as
palavras de um hino devem ser baseadas na verdade. Muitos hinos satisfazem os
outros dois requisitos, mas contém erros quanto à verdade. Se pedirmos aos
filhos de Deus para cantar esses hinos, estamos levando eles para o erro. Estamos
colocando erros humanos em suas mãos quando vão perante o Senhor; estamos
conduzindo-os a um sentimento inadequado. Quando os filhos de Deus cantam
hinos, seus sentimentos são direcionados para Deus. Se os hinos têm doutrinas
erradas, eles serão enganados em seus sentimentos e não tocarão a realidade.
Deus não nos recebe de acordo com o sentimento poético do hino; Ele recebe-nos
de acordo com a verdade transferida no hino. Só podemos ir diante de Deus na
verdade. Se não formos a Deus na verdade, estamos em erro e não vamos tocar a
realidade.
Segundo, doutrinas
exatas por si só não constituem um hino. Um hino precisa ser poético em sua
forma e estrutura. A verdade por si só não é suficiente. Depois que tem a
verdade, há ainda a necessidade de poesia na forma e estrutura. Só quando há
poesia é que um hino parece um hino. Cantar não é pregar. Não podemos cantar
uma mensagem. Havia um hino que começava com as palavras: “A verdade é que Deus
criou os céus, a terra e o homem”. Isso pode ser algo bom para a pregação, mas
não para cantar. Isso é uma doutrina e não um hino. Todas as canções no livro
de Salmos são poesias. Cada salmo é refinado e sensível na forma e expressão e
expressa a mente de Deus em forma de poesia. Ter meramente cada linha seguindo
determinada métrica não constitui um hino. A estrutura e a forma devem ser
poéticas.
Terceiro,
além da verdade e da estrutura e forma poética, um hino precisa proporcionar
impacto espiritual. Deve tocar a realidade espiritual. Por exemplo, o Salmo 51
é um salmo do arrependimento de Davi. Ao lê-lo, encontramos o arrependimento de
Davi doutrinariamente correto, suas palavras escolhidas cuidadosamente e a
estrutura do salmo intrincada. Porém, mais do que isso, sentimos algo nas
palavras; há uma realidade espiritual, um sentimento espiritual, dentro do
salmo. Podemos chamar isso de encargo do hino. Davi arrependeu-se e o
sentimento de seu arrependimento permeia todo o salmo. Muitas vezes, ao ler o
livro de Salmos, há algo que nos inflama – todo sentimento expresso nesses
salmos são genuínos. Quando o salmista regozijou-se, ele pulou e gritou de alegria.
Quando estava abatido, ele chorou. Esses salmos não são palavras vãs, carente
da realidade. Há realidade espiritual por trás das palavras. Todos sabemos que
a poesia é a cristalização ou a nata da literatura. Alguém que é capaz de
produzir poesias em várias formas alcançou o cume de seu teste literário. Ademais,
poesia é também baseada na experiência da vida humana. É o produto da expressão
dos sentimentos humanos. (...) Para aprender como escrever hinos, precisamos de
três coisas – o conhecimento da verdade, a experiência da vida e algum talento
na literatura.
Fonte:
O
Padrão das Palavras Saudáveis
Série 01 - Lição
21 – Cantar Hinos
Primeira Edição: Agosto de 2009
Living Stream Ministry
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