domingo, 30 de abril de 2017

Nota de rodapé 1 Tm 3:15



PRECIOSIDADES DAS NOTAS DE RODAPÉ
Abrindo o entendimento da Bíblia para os crentes

"Mas, se eu tardar, escrevo para que saibas como se deve proceder na casa de Deus
que é a igreja do Deus vivo, coluna e base da verdade".
I Timóteo 3:15

Nota 1: "como se deve proceder" = Isso indica que este livro dá instruções sobre o modo de cuidar de uma igreja local.

Nota 2: "casa de Deus" = Ou: família; a mesma palavra é usada nos vv. 4, 5 e 12. A família de Deus é a casa de Deus. A casa e a família são uma só coisa: a assembléia que é composta pelos crentes (Ef 2:19; Hb 3:6). A realidade da casa, como habitação do Deus vivo, está no nosso espírito (Ef 2:22). Temos de vier e agir no nosso espírito, para que na casa Deus possa manifestar-Se como o Deus vivo.

Nota 3: "Deus vivo" = O Deus vivo, que vive na igreja, tem de ser subjetivo para a igreja em vez de ser objetivo. Os ídolos nos templos pagãos não tem vida. O Deus que vive e também age, move-se e trabalha no Seu templo vivo, a igreja, é vivo. Visto que Ele é vivo, a igreja também é viva Nele, por Ele e com Ele. Um Deus vivo e uma igreja viva vivem, movem-se e trabalham juntos. A igreja viva é a casa e a família do Deus vivo, por isso, torna-se a manifestação de Deus na carne.

Nota 4: "coluna e base" = Isso é uma metáfora. A coluna sustenta o edifício e a base mantém a coluna. A igreja é a coluna de sustentação e a base de suporte da verdade.

Nota 5: "verdade" = A verdade aqui refere-se às coisas verdadeiras reveladas no Novo Testamento acerca de Cristo e da igreja, segundo a economia neotestamentária de Deus. A igreja é a coluna sustentadora e a base de suporte de todas essas realidades. Uma igreja local deve ser o edifício que suporta, sustenta e testifica a verdade, a realidade, de Cristo e a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário