quarta-feira, 5 de abril de 2017

Nota de Rodapé Rm 14:17



Preciosidades

Romanos 14:17
"Pois o reino de Deus não é comida nem bebida, 
mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo."

Nota 17, 1 "reino de Deus" - Este versículo é a prova categórica de que, na era da igreja, a igreja é o reino de Deus, porque o contexto aqui trata da vida da igreja nesta era. A igreja é uma questão de graça e de vida, enquanto o reino é uma questão de exercício e de disciplina.

Nota 17, 2 "justiça, paz e alegria" - O reino de Deus é a esfera em que Ele exerce Sua autoridade, para expressar Sua glória a fim de cumprir Seu propósito. Neste reino, o que importa não é comer nem beber, mas, justiça, paz e alegria no Espírito Santo. 

A justiça denota o que é correto e adequado. Os que vivem no reino de Deus devem ser corretos e adequados para com os outros, para com as coisas e para com Deus; neles não deve haver nada errado, inadequado, tortuoso, tendencioso ou parcial. Isso requer que sejam rigorosos ao tratar consigo mesmos. 

Paz é o fruto da Justiça (Hebreus 12:11 e nota). Ela caracteriza o relacionamento que os que vivem no reino de Deus devem ter uns com os outros e com Deus. Se formos justos, corretos e adequados para com os outros para com as coisas e para com Deus, teremos um relacionamento pacífico com os outros e com Deus. 

Assim, teremos alegria no Espírito Santo e, em especial, diante de Deus. Desse modo, seremos enchidos de alegria e do Espírito Santo (Atos 13:52) e expressaremos no nosso viver justiça, paz e alegria no Espírito Santo, que são a realidade do reino de Deus.

Segundo o contexto desse capítulo, este versículo foi escrito para que recebamos os crentes. Se os recebermos segundo as instruções que o apóstolo deu neste capítulo, seremos corretos e adequados para com aqueles que recebemos e teremos paz com eles; assim teremos alegria no Espírito Santo, o que prova que vivemos na realidade do reino de Deus e que estamos sob Seu governo. De outro modo, não seremos corretos nem adequados para com aqueles que não recebemos e não teremos paz com eles; assim, não teremos alegria no Espírito Santo diante de Deus, o que prova que não estamos sujeitos à autoridade de Deus no Seu reino.





Nenhum comentário:

Postar um comentário