segunda-feira, 25 de novembro de 2019


Como Praticar o Profetizar que Edifica a Igreja


Como um crente em Cristo, você já se perguntou como Cristo edificará Sua igreja como Ele prometeu em Mateus 16:18? O apóstolo Paulo nos deu uma resposta prática em 1 Coríntios 14. Ele faz isso por nosso profetizar!

Em 1 Coríntios 14: 4, Paulo disse:

“O que profetiza edifica a igreja”



Mas o que Paulo quer dizer com profetizar em 1 Coríntios 14?

Se você é como a maioria das pessoas, profetizar provavelmente o faz pensar em alguém que prediz o futuro. Mas em 1 Coríntios 14, Paulo nunca menciona predizer o futuro.

Em vez disso, ele fala de “edificação, encorajamento e consolação” (v. 3) e “profetizar, um de cada vez, para todos aprenderem e todos serem encorajados” (v. 31).

Vamos considerar o que é esse profetizar edifica a igreja que Paulo estava recomendando e como podemos praticar isso hoje.


Qual é o significado de profetizar em 1 Coríntios 14?

Profetizar no contexto de 1 Coríntios 14 significa “falar pelo Senhor e falar ao Senhor, ministrar Cristo às pessoas” nas reuniões da igreja (v. 19).

A nota de rodapé 3 de 1 Coríntios 14: 1 na Versão Restauração diz:

Visto que profetizar é falar pelo Senhor e expressá-Lo ao falar, isto é, ministrar Cristo às pessoas, que é o principal elemento da reunião da igreja, profetizar requer que a vida divina seja o seu conteúdo. O amor é o caminho mais excelente para experimentarmos a vida divina e para torná-la o conteúdo do dom de profetizar a fim de edificar a igreja. Portanto, temos de seguir o amor e procurar diligentemente o maior dom.”

O tipo de profecia que “ministra Cristo às pessoas” não é um discurso milagroso. Nem é uma mera recitação do conhecimento da Bíblia. Em vez disso, profetizar é o tipo de falar que requer “a vida divina seja o seu conteúdo”. Requer que amemos o Senhor para desfrutar e experimentá-Lo como a vida divina em nossa vida diária (João 14:23).

Precisamos viver uma vida profetizando por amar o Senhor

Quando você realmente ama alguém, não pode deixar de falar a respeito. Essa deve ser nossa experiência diária com o Senhor.

Essa foi a experiência do salmista que busca a Deus no Salmo 45 (uma canção de amor). O salmista começa:

De boas palavras transborda o meu coração; / Ao rei consagro o que compus. / A minha língua é como a pena de habilidoso escritor. Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; / Nos teus lábios se extravasou a graça; / Por isso, Deus te abençoou para sempre (Sl 45: 1-2)

Este salmo é um louvor a Cristo o Rei e deve se tornar nossa experiência pessoal a respeito Dele. Isto é, nosso amor por Cristo deve nos fazer transbordar ao falar bem a respeito Dele.

Então, quanto mais O amamos, mais queremos falar Dele. Quando amamos o Senhor Jesus, somos espontaneamente preenchidos com Ele e não podemos deixar de transbordar ao falar sobre Sua preciosidade. Essa é a essência e o impacto do real profetizar.

É dessa maneira que tornamos a vida divina “o conteúdo do dom de profecia para a edificação da igreja”. Cheios do rico conteúdo de Cristo, falamos Cristo nas reuniões da igreja de acordo com o que vimos e desfrutado dEle.


Como podemos praticar o profetizar que edifica a igreja?

Primeiro, precisamos ver os três elementos constituintes da profecia:


1. O conhecimento da Palavra de Deus - 2 Tim. 2:15; 3: 15-17.
2. A inspiração instantânea do Espírito Santo - 2 Cor. 3:6.
3. Uma visão sobre o interesse e plano de Deus, ou economia - Ef 1: 17-18; 3:9.

Segundo, precisamos aprender e ser aperfeiçoados para falar com esses três elementos constituintes:


1. Prepare-se com o conhecimento da Palavra de Deus, entrando na palavra de Deus diariamente - 2 Tim. 3: 14-17


O conhecimento vivo da palavra de Deus vem do nosso contato pessoal com Cristo na palavra de Deus através da oração. Em 1 Timóteo 4:6, Paulo acusou seu jovem colega de Timóteo,

Expondo essas coisas aos irmãos serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as palavras da fé e do bom ensinamento que tens seguido fielmente.

Ore a palavra de Deus para se alimentar


Primeiro, precisamos construir um contato saudável com a Palavra de Deus cada dia, não apenas pelo conhecimento mental, mas principalmente pelo alimento espiritual (1 Tim. 4: 6). (por exemplo, a maneira como você realmente conhece um certo tipo de comida não é apenas estudando, mas comendo.)

Comece cada novo dia tendo um tempo com o Senhor - invocando Seu nome, orando a Ele e lendo ou lendo em oração a palavra de Deus. Precisamos encontrar uma porção da palavra de Deus e comê-la (Jr 15:16). Podemos “alimentar nosso caminho através da Bíblia”, alimentando-se de dois ou três versículos de cada vez.

Estude a Bíblia para uma compreensão mais profunda


No final do dia, também é necessário estudar a Palavra com um material de ajuda adequado. Eu tenho encontrado na Versão de Restauração e o Estudo-Vida da Bíblia um recurso incrível para entrar neste estudo mais profundo.

Leia a Bíblia sequencialmente para obter uma visão mais ampla


A leitura sequencial da Bíblia, um pouco a cada dia, também é uma excelente prática que tem sido um grande benefício para mim ao entrar na Palavra. Eu encorajo você a fazer o mesmo.

Você pode gastar 10 a 15 minutos para ler o Novo Testamento de manhã e outros 10 a 15 minutos para o Antigo Testamento à noite. Descobri que ler por um tempo determinado é mais eficaz do que tentar ler um determinado número de capítulos ou páginas, o que pode fazer com que você se apresse e perca o gosto pela leitura. Concentre-se em passar uma quantidade consistente de tempo com o Senhor na Palavra todos os dias.

Tente anotar sua inspiração ou iluminação todos os dias


Em seguida, escreva algo do seu desfrute da Palavra cada dia. Eu preparei um lugar no meu diário onde registro minhas inspirações diárias da Palavra. Gosto de colocá-lo em uma planilha do Google porque posso acessá-lo de onde estiver. Um notebook também pode funcionar para isso.

2. Esteja pronto para receber inspiração


Precisamos coletar nossas inspirações a cada semana, orando muito sobre o que o Senhor nos tocou. Para esse propósito, é muito útil adotar uma prática de refletir sobre a Palavra, para que a vida espiritual e a luz da Palavra tenham a oportunidade de saturar nossa alma.

No entanto, quando temos a oportunidade de profetizar, não devemos meramente ler algo que escrevemos. Em vez disso, devemos estar abertos ao Senhor para receber dele uma nova inspiração.

Podemos ver esse padrão ao falar de Maria e Isabel em Lucas 1: 39-55. Eles não tinham apenas o conhecimento da palavra de Deus, mas a inspiração interior do Espírito para falar por Ele.

De acordo com minha experiência, quando estou saturado com a palavra de Deus por meio da comunhão com Ele, o Senhor geralmente me inspira a falar palavras além do que eu havia originalmente preparado para falar. Para isso, precisamos exercitar o espírito de fé (2 Cor. 4:13) - para crer e falar com nosso espírito, totalmente abertos ao Seu Espírito falando dentro de nós.

3. Peça ao Senhor que lhe mostre como o que você recebeu se aplica ao Seu interesse, plano ou economia.


Sempre que profetizamos, falando pelo Senhor, devemos ter uma aplicação oportuna. Dar uma aplicação apropriada depende da nossa visão do interesse e do plano de Deus. Também exige que percebamos o ambiente em que estamos vivendo, incluindo a condição dos crentes, a igreja e o mundo ao nosso redor.

Foi exatamente assim que os profetas do Antigo Testamento e os apóstolos do Novo Testamento pronunciaram a palavra de Deus ao povo de Deus. Eles não estavam apenas expondo doutrinas, estavam atendendo à necessidade oportuna do povo de Deus de acordo com o Seu propósito.

É claro que profetizar com essa visão requer nosso crescimento em Cristo e algum exercício do coração diante do Senhor em oração.

Pratique profetizar em sua vida diária


Não considere a prática de profetizar apenas dando um discurso ou proferindo um sermão. Nesse caso, o conhecimento da Bíblia, a eloquência e uma personalidade carismática seriam adequados. Também muitos sem tais talentos seriam desqualificados.

Mas lembre-se do apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 14:31,

Porque todos podeis profetizar, um de cada vez, para todos aprenderem e todos serem encorajados.

Essa prática da igreja primitiva ordenada por Deus e iniciada pelo Espírito Santo não era apenas para os talentosos, mas para todos os crentes. Somos todos membros do Corpo de Cristo, portanto, todos precisamos aprender a funcionar de acordo com nossa medida.

Então o que deveríamos fazer? Deseje sinceramente esse dom maior de profetizar (v. 1).

Quando vemos que nossa profecia é o caminho para cooperarmos com Cristo na edificação de Sua igreja (Mateus 16:18), desejaremos sinceramente profetizar e nos dar a praticá-la.

Aproveite todas as oportunidades para falar pelo Senhor. Fale com seus entes queridos, irmãos ou amigos do evangelho. Se não houver pessoas com quem conversar, pratique falar com a criação de Deus (Marcos 16:15).

Acima de tudo, viva uma vida profetizando, amando o Senhor e expressando seu amor por Ele em sua vida diária. Isso fará o Senhor feliz e encherá sua vida cristã de frescura.

"Senhor Jesus, nós Te amamos. Obrigado por nos mostrar como podemos cooperar com o Senhor para cumprir Sua maior profecia para edificar Sua igreja. Conceda-nos o desejo sincero e a prática deliberada de edificar Sua igreja profetizando. Traga-nos a uma vida de profetizar que nos enche de alegria, edifica a sua igreja e satisfaz o desejo do Seu coração."


Se você gostou deste post, reserve um momento para compartilhar o que o tocou com um amigo ou nos envie uma mensagem.

Referências e leituras adicionais:
O post foi inspirado na mensagem 14 do Estudo Cristalização de Ezequiel (2). Você pode ler o Esboço dessa Mensagem clicando AQUI.

Traduzido por RBN de https://holdingtotruth.com
Link do post em inglês clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário